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A palavra teatro significa um gênero de arte e também uma casa ou edifício, em que são representados vários tipos de espetáculos. Elas provém da forma grega THEATRON, derivado do verbo “ver” (theaomai) e do substantivo “vista” (thea) no sentido de panorama. Do grego, passou para o latim com a forma de theatrum e, através do latim, para outras línguas, inclusive a nossa. Mas o teatro não é uma invenção grega, espalhada pelo resto do mundo. É uma manifestação critica presente na cultura de muitos povos e se desenvolveu espontaneamente em diferentes latitudes, ainda que, na maioria dos casos, por imitação. Antes mesmo do (folclore) florescimento do teatro grego da antiguidade, a civilização egípcia tinha nas representações dramáticas uma das expressões de suas culturas. Essas representações tiveram origem religiosa, sendo destinadas a exaltar as principais divindades da mitologia egípcia, principalmente Osíris e Íris. Três mil e duzentos anos antes de cristo já existiam tais representações teatrais. E foi do Egito que elas passaram para a Grécia, onde o teatro teve um florescimento admirável, graças à genialidade dos dramaturgos gregos. Para o mundo ocidental a Grécia é considerada o berço do teatro, ainda que a precedência seja do Egito. Mas no continente asiático o teatro também existia, com outras características, que ainda hoje o singularizam. Na China, por exemplo, o teatro foi estabelecido durante a dinastia maia, que se prolongam do ano 2205 ao ano de 1766 antes da era cristã. Portanto, o teatro chinês é o segundo, cronologicamente, antes mesmo do teatro grego. Como no Egito, surgiu também com características rituais. Mas, além das celebrações de caráter religioso, passaram também a ser evocados os êxitos militares e outros acontecimentos. assim, as procissões e danças foram cedendo lugar à forma dramática. A Índia começou a desenvolver seu teatro cinco séculos antes da era cristã, depois do aparecimento de seis poemas épicos Mahabharata e Ranayana, que são as grandes fontes de inspiração dos primeiros dramaturgos indianos. Países tão distantes como a Coréia e o Japão, mesmo sem contatos com o mundo ocidental, desenvolveram ao seu modo formas próprias de teatro-a coréia ainda antes da era cristã e o Japão durante a idade média (o primeiro dramaturgo japonês, o sacerdote Kwanamy Kiyotsugu, viveu entre os anos de 1333 o 1384 da era cristã).
O teatro Grego
No mundo ocidental, a influência do teatro grego foi avassaladora e se prolonga até os nossos dias, através da sobrevivência de muitas de suas criações, trágicas e cômicas. O florescimento do teatro grego recebeu grande de impulso quando um autor e ator chamado Thespis começou a percorrer as cidades com um carro que fazia as vezes de palco, ao redor do qual os espectadores se reuniam. Thespis rompeu com a tradição das declamações em coro, apresentando-se em papéis destacados, como protagonistas, isto é, como principal(pronto) ator(agonista). Para animar o teatro, concursos de tragédia foram instituídas pelo ditador Pisístrato, general vitorioso que se apoderou do governo de Atenas, e Thespis foi o vencedor do primeiro desses concursos, no ano de 534 antes de cristo.O carro de Thespis não tardou a ser substituído por teatros construídos ao ar livre, com capacidade para centenas de pessoas, acomodadas em assentos dispostos em semicírculos que iam se elevando à medida que se distanciavam da plataforma, ou palco, onde os atores declamava. As ruínas de alguns desses testemunham, nos nossos dias, o interesse do mundo antigo pelas representações teatrais, a principal forma de diversão popular então existente.
A tragédia Clássica
As características da tragédia eram, a linguagem elevada, a luta dos seres humanos contra a fatalidade, ou destinos adversos, a virtude, e nobreza dos sentimentos, o estoicismo em face da morte, do luto, dos sacrifícios de vida. A finalidade da tragédia era emocionar, comover, provocar lágrimas, fazer com que o espectador se identificasse com o herói, ou protagonista, e com a causa por ele sustentada, enobrecendo-se ou purificando-se. O mais antigo dos autores trágicos gregos cujas obras é Ésquilo, que viveu entre os anos 525 e 456 antes da nossa era. Por várias vezes ele concorreu aos concursos de tragédia de Atenas mas só veio a obter o primeiro prêmio no ano de 467 antes de cristo, com sete contra Tebas. Depois conquistou por mais doze vezes.
Das setenta a noventa peças que escreveu, apenas essa e poucas outras foram preservadas. Entre elas AS SUPLICANTES, OSTERSAS, a trilogia da Orestíade(contendo Agamenon, Céforas e Eumênides) e Prometeu acorrentado.
Contemporâneo de Ésquilo e 20 anos mais novo do que esta, Sófocles foi outro competidor dos concursos de tragédias em que triunfou nada menos de dezenove vezes, sendo em várias outras ocasiões o detentor do segundo lugar. De suas numerosas peças como: Antígena, Édipo, Electra, As mulheres de tráquinis etc. Eurípides, contemporâneo de Sófocles, nascido no ano 480 antes de cristo, completa a grande trindade de tragédia grega. De suas oitentas e tantas obras, sobreviveu entre outras as tragédias Andrômaca, Écuba, As troianas, Ifigênia, em Táurida, e Nipólito. Foi um verdadeiro reformador da tragédia, tornando o coro independente da ação, comentando-a, mas não participando dela. Era mais patético, mais preocupados com analises psicológicas dos personagens, razão pela qual é mais moderno e está mais perto da nossa sensibilidade de que Ésquilo e Sófocles.
A comédia clássica
Já existiam algumas peças de caráter satírico, de autores trágicos, quando surgiu na Grécia o poeta cômico Aristófanes, considerado o pai da comédia clássica. enquanto a tragédia exaltava as virtudes e os sentimentos nobres, a comédia satirizava excessos, e dissipação. A falsidade, o embuste, os sentimentos mesquinhos. E, sendo o avesso da tragédia, não pretendia comover, mas fazer rir. Não foi outras coisas que Aristófanes pretendeu e conseguiu com As Vespas, As rãs, As nuvens, As mulheres no parlamento, Lisístrata e outras obras de comédia grega foi importantíssima, contribuindo notavelmente para a população do teatro e levando os gregos a identificar seus próprios defeitos e a rir deles. Aristófanes viveu, ao que se presume, entre os anos 450 e 380 antes de nossa era. seu sucessor imediato foi Nenandro, que se presume ter vivido entre os anos 342 e 291 antes de cristo, mas nenhuma de suas obras sobreviveu na forma original. Dele existem apenas as adaptações latinas e algumas de suas comédias pelos autores romanos Plauto e Teréncio. Nada sobreviveu de outros autores de comédia que sucederam, como Filémon, Défilas e Posídipo.
As características da tragédia eram, a linguagem elevada, a luta dos seres humanos contra a fatalidade, ou destinos adversos, a virtude, e nobreza dos sentimentos, o estoicismo em face da morte, do luto, dos sacrifícios de vida. A finalidade da tragédia era emocionar, comover, provocar lágrimas, fazer com que o espectador se identificasse com o herói, ou protagonista, e com a causa por ele sustentada, enobrecendo-se ou purificando-se. O mais antigo dos autores trágicos gregos cujas obras é Ésquilo, que viveu entre os anos 525 e 456 antes da nossa era. Por várias vezes ele concorreu aos concursos de tragédia de Atenas mas só veio a obter o primeiro prêmio no ano de 467 antes de cristo, com sete contra Tebas. Depois conquistou por mais doze vezes.
Das setenta a noventa peças que escreveu, apenas essa e poucas outras foram preservadas. Entre elas AS SUPLICANTES, OSTERSAS, a trilogia da Orestíade(contendo Agamenon, Céforas e Eumênides) e Prometeu acorrentado.
Contemporâneo de Ésquilo e 20 anos mais novo do que esta, Sófocles foi outro competidor dos concursos de tragédias em que triunfou nada menos de dezenove vezes, sendo em várias outras ocasiões o detentor do segundo lugar. De suas numerosas peças como: Antígena, Édipo, Electra, As mulheres de tráquinis etc. Eurípides, contemporâneo de Sófocles, nascido no ano 480 antes de cristo, completa a grande trindade de tragédia grega. De suas oitentas e tantas obras, sobreviveu entre outras as tragédias Andrômaca, Écuba, As troianas, Ifigênia, em Táurida, e Nipólito. Foi um verdadeiro reformador da tragédia, tornando o coro independente da ação, comentando-a, mas não participando dela. Era mais patético, mais preocupados com analises psicológicas dos personagens, razão pela qual é mais moderno e está mais perto da nossa sensibilidade de que Ésquilo e Sófocles.
A comédia clássica
Já existiam algumas peças de caráter satírico, de autores trágicos, quando surgiu na Grécia o poeta cômico Aristófanes, considerado o pai da comédia clássica. enquanto a tragédia exaltava as virtudes e os sentimentos nobres, a comédia satirizava excessos, e dissipação. A falsidade, o embuste, os sentimentos mesquinhos. E, sendo o avesso da tragédia, não pretendia comover, mas fazer rir. Não foi outras coisas que Aristófanes pretendeu e conseguiu com As Vespas, As rãs, As nuvens, As mulheres no parlamento, Lisístrata e outras obras de comédia grega foi importantíssima, contribuindo notavelmente para a população do teatro e levando os gregos a identificar seus próprios defeitos e a rir deles. Aristófanes viveu, ao que se presume, entre os anos 450 e 380 antes de nossa era. seu sucessor imediato foi Nenandro, que se presume ter vivido entre os anos 342 e 291 antes de cristo, mas nenhuma de suas obras sobreviveu na forma original. Dele existem apenas as adaptações latinas e algumas de suas comédias pelos autores romanos Plauto e Teréncio. Nada sobreviveu de outros autores de comédia que sucederam, como Filémon, Défilas e Posídipo.
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